Projeto Uma Igreja Em Cada Bairro – O que é?
O Projeto Uma Igreja em Cada Bairro é o esforço de nossa igreja em prol da evangelização de nosso município, de tantas pessoas que ainda não conhecem a Jesus Cristo, e muito menos a salvação que temos nEle.
Através de uma estratégia de evangelismo inovadora iremos levar de modo eficiente e direto a mensagem do Evangelho a essas pessoas.
Ao contrário do que sugere o título, o Projeto não viabiliza somente um evangelismo para fora, fundar igrejas. Definitivamente, não! O Projeto almeja criar dentro da consciência da PIBA, um forte senso de responsabilidade com a pregação do Evangelho nesta cidade e fora dela. O desenvolvimento deste projeto não se baseia sobre a execução de tarefas por grupos determinados em lugares específicos, mas na vivência diária, num ministério, num estilo de vida de uma reação natural de uma igreja que tem sido confrontada diariamente com a Palavra viva de Deus, e a partir do envolvimento sincero e comunhão crescente com Deus, não pode fechar os olhos para aquilo que Deus tem feito e pretende fazer por intermédio de cada membro.
Não serão os técnicos no assunto como pastores, seminaristas, músicos, educadores, que serão as peças fundamentais nessa grande obra, mas qualquer pessoa que, movida pelo Espírito Santo de Deus, sinta-se incomodada e perceba que pode fazer mais pelo Reino de Deus. Nossos parceiros de maior valor serão as mães e pais que choram pelos seus filhos que caminham distante de Deus, serão os filhos que permanecem em constante oração pela vida de seus familiares, serão os que têm o desejo sincero de ver seus vizinhos salvos, de ver aquele jovem liberto das drogas, ou seja, os nossos parceiros serão aqueles que não fecham os olhos e nem seus corações para o pecador sem Cristo e sem salvação.
Por que Uma Igreja Em Cada Bairro?
A população de Araruama tem uma grande carência espiritual e caracteriza-se por ser essencialmente religiosa. Uma estatística comprova que 85% da população professa uma religião e outros 15%, não, mas não se declaram ateus.
Hoje contamos com 08 igrejas batistas no município, com uma população de 82.803 habitantes, é uma igreja para cada grupo de 10.350 pessoas (IBGE 2002).
Organizar o projeto Uma Igreja em Cada Bairro é um investimento evangelístico sem precedentes na história batista do município. Temos nesta cidade bairros que não têm um ponto de pregação batista e, dificilmente tem dois outros trabalhos evangélicos. Por exemplo, o bairro do Mutirão, com uma população de quase 4.000 pessoas (IBGE 2002), e ainda o bairro do Jardim São Paulo que não tem nenhum trabalho batista, e sua população é de aproximadamente 3.800 pessoas (IBGE 2002). Ou seja, dois bairros muito próximos, com uma população de quase 8.000 moradores (IBGE 2002), e que têm no máximo quatro outros trabalhos evangélicos.
A justificativa para este Projeto está em cada pessoa que ainda se encontra nas trevas espirituais, que se ajoelha diante de deuses feitos por mãos humanas, ou que oferece dádivas à supostas divindades em nossa lagoa. Temos um grande campo missionário à nossa frente, que está branco para a ceifa. Se somos capazes de fazer muito por aqueles que estão em países distantes, o que não faremos pelos que estão perto de nós?
Como Teremos Uma Igreja em Cada Bairro?
O funcionamento deste projeto se dará em quatro fases de atividades simultâneas, a saber:
Fase 1
Mobilização
Esta fase inicial terá como trabalho base os Núcleos de Estudo Bíblico nos Lares (Nebs), e será desenvolvida na dependência única e exclusiva da mobilização dos membros da PIBA nos bairros. Através de um censo no rol de membros da igreja, serão identificados os membros da igreja em cada bairro, e uma família voluntária se tornará o núcleo, o ponto estratégico dos membros da igreja daquele bairro.
Inicialmente, o objetivo é reunir nos núcleos todos os membros da PIBA, no bairro onde serão administrados estudos bíblicos e corações. Após esses estudos, os não crentes serão convidados a participar de outros estudos bíblicos, e a presença deles será registrada. O bairro que mais se destacar será o próximo a sediar a outra fase.
Fase 2
Demarcação
Nesta, o bairro destaque sediará a montagem de uma tenda, a que chamamos de Capela Móvel, com capacidade para 150 pessoas, e que oferecerá toda a infra-estrutura necessária para as atividades a serem desenvolvidas.
O funcionamento desta fase se dará sob três aspectos:
- Espiritual:
- Social:
- Lazer:
Através de uma análise criteriosa nos resultados obtidos no local, atual Capela Móvel, avançará para a Fase 3.
Fase 3
Solidificação
Tendo como base os resultados obtidos, a Capela, sairá do bairro, sendo construída no local uma estrutura básica que servirá como Congregação, não mais sobre estruturas temporárias, mas solidificada no bairro.
Uma comissão denominada “Solidificação e Expansão” será responsável em gerenciar essas necessidades e prover recursos para a concretização definitiva da Congregação no bairro.
O Projeto continuará a desenvolver atividades evangelísticas no bairro, visando fortalecer o crescimento da Congregação.
Mediante os resultados da Congregação, divulgados p or relatórios trimestrais, esta avançará definitivamente para a sua organização, ou seja, para a 4ª fase.
Fase 4
Expansão
Essa tão esperada fase é o objetivo final do Projeto. Será quando a Congregação, mediante os resultados alcançados, bem como estruturas externas e internas, caminhará para a sua organização, para ser mais uma igreja batista em Araruama.
A Comissão de Solidificação e Expansão dará todo apoio necessário para a construção do templo e dependências, além do apoio para a organização, que contará de treinamento de líderes, cursos de capacitação, etc.
A PIBA implantará em todo esse processo a sua filosofia ministerial, seus conceitos, e valores. Depois de organizada, a nova igreja será oficialmente convidada a continuar participando do projeto, agora não mais como beneficiária, mas como mantenedora, adotando a visão evangelística da PIBA, e dando início a um ciclo de crescimento sustentado e avanço batista no município e, com certeza, além.